g2h

level

terça-feira, 13 de outubro de 2009

cabo frio forte sao matheus

Construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses ávidos pela imensa quantidade de Pau-Brasil que havia na região. Visitar o Forte é como dar uma volta no passado e ver um pouco da história desta terra. Os canhões, utilizados nas inúmeras batalhas, ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques.
A casa onde os soldados viviam, serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos. Do Forte se tem uma belíssima e completa vista de toda a extensão da praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em seus barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar. Uma bela visão do Forte se pode ter a noite, admirando-o de longe, com sua iluminação especial e colorida, que refletida nas águas calmas da praia é um espetáculo a parte.
Bairro da Passagem

Forte Sao Matheus

O bairro da Passagem ainda mantém características da época da fundação do município, pois ai surgiram as primeiras construções. Suas riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em um interessante ponto turístico.
O bairro surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajurú.
Um belo passeio é caminhar pelas ruas estreitas e ainda com calçamento antigo, para se poder apreciar a beleza das construções antigas, as casas em estilo colonial do século passado, com suas janelinhas baixas, lampiões, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Algumas destas casas ainda conservam as famosas telhas moldadas nas coxas das escravas grávidas. A Passagem tornou-se uma vila de pescadores, após o núcleo urbano do município ter sido transferido para o Centro.
A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os negros, e prima pela simplicidade.

Na pracinha, onde fica a Igreja, pode-se desfrutar de barzinhos, que além de servirem sopas e aperitivos deliciosos, colocam suas mesinhas na praça com direito a música ao vivo e dança. Vale a pena conferir.
Seguindo pela Avenida Assunção até o final é só virar à direita ou seguir pela Avenida do Contorno, até o final da Praia do Forte e virar à esquerda e você chega a Passagem. Bom passeio.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
fonte: http://pt.wikipedia.org/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

geral g3

Postagens populares